Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bolas de Berlim... sem creme

Um blogue que não é de culinária (apesar de ter algumas receitas)

Bolas de Berlim... sem creme

Um blogue que não é de culinária (apesar de ter algumas receitas)

Ainda se cá nevasse...

Sesimbra é um excelente sítio para morar no Verão. Há muita gente nas ruas, as pessoas fazem exercício no pontão, há boot camp na praia, a marginal de Sesimbra está a abarrotar de gente bronzeada e descascada e ir a algum dos muitos restaurantes da vila só até às 12:30, a não ser que queiramos esperar duas horas em pé. Entre Maio e Setembro a praia está à nossa espera todos os dias da semana e costumamos ir buscá-las à escola e acabar o dia na praia. Não há melhor.

O mar oferece outras actividades, algumas nas quais já participámos, como canoagem, SUP, andar de barco, ir para praias paradisíacas, ir ao Cabo ver o pôr-do-sol ou lançar papagaios. Check em tudo. São coisas que também dão para fazer no Inverno, mas com crianças é claro que é melhor que seja no Verão.

IMG_8808.JPG

Agosto é assim aquele mês em que as pessoas que cá moram têm vontade de ir para longe. Está tudo cheio, há filas no supermercado e trânsito na rotunda de Santana, mas também há as festas da terra, concertos na Fortaleza e a festa do Castelo, aonde ainda não fui mas dizem que está bem. É giro.

No Verão.IMG_8280.JPG

No Inverno a conversa é outra. A vila está deserta, ninguém escreveu o meu nome por toda a parte e não é o expoente da loucura. É assim... um bocado morto.

É de noite às cinco e meia da tarde e não há a porcaria de um sítio coberto onde levar as miúdas a mudar de ares antes de irmos para casa. Nos dias bons dá para ir ao parque, se não tiver chovido no dia anterior, porque os parques aqui são todos com areia. Também há parques com cocó de cão em tanta quantidade que não dá para dar dois passos sem pisar coisas e parques sem cocó de cão e sem areia, mas que só têm um escorrega e/ou um baloiço estragado. Para ir a um jardim de jeito, com café, esplanada e relvado maior do que o do meu quintal temos de ir a Azeitão, o que pronto.

IMG_2837.JPG

 E depois há a biblioteca de Sesimbra que acha que a sala infantil deve fechar às 17:30 e que me retirou a única hipótese de atividade que tinha para dias de chuva. Vou buscá-las às cinco e meia e jantamos às sete e meia. São duas horas para matar, durante as quais gostaria de lhes proporcionar algo de diferente, pelo menos um dia por semana. Em Algés, costumávamos ir para a biblioteca uma vez por semana. Também íamos ao parque sempre que não chovia. Quando chovia, cheguei a levá-las ao centro comercial andar de carrocel e pintar desenhos (não vejo nada de mal em ir a centros comerciais em dias de chuva quando não apetece ir para casa). Aqui confesso que tenho dificuldades em imaginar como vamos ocupar os nossos fins de tarde durante a semana. Cheira-me que, além de fazer muitos projectos DIY, este ano temos de dar mais uso às galochas. A Arrábida é aqui perto e ainda não a explorámos muito. Além disso, no Inverno não há gafanhotos o que é assim o paraíso!

Como dizem na Noruega: "Não há mau tempo, há maus agasalhos". E nós por cá nem sequer temos neve. Caramba, não sei do que me queixo.

 

IMG_4710.JPG

 

P.S.- Se me ler alguém de Sesimbra, peço sugestões de coisas para fazer com os miúdos no Inverno que não envolvam fecharmo-nos em nossa casa ou na casa dos outros ou andar na piscina, que isso também já fazemos e nem sequer é bem uma atividade de família.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Polliejean 29.09.2015 09:34

    É isso mesmo o que sinto, Magda: Sesimbra é praia e a Câmara esquece-se que de Inverno não dá para ir à praia...
  • Imagem de perfil

    Magda L Pais 29.09.2015 09:38

    praia e peixe. E samba!... mas não é para quem vive ai ou para quem gosta de sesimbra por si. Raramente vou ai no inverno precisamente porque não há nada a não ser ficar em casa. E casa por casa... fico na minha no Barreiro
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.