Por aqui tem-se falado muito de associativismo
Há uns tempos, fui falar com a directora da escola das minhas filhas sobre o porquê de não promoverem a higiene oral junto dos alunos. Disse-me que era uma maneira de evitar a propagação de doenças, o que não me fez sentido absolutamente nenhum e me cheirou um pouco a "não queremos ter trabalho", mas não respinguei muito e vim para casa digerir o assunto. Foi uma conversa normal: expus a minha preocupação, disse que na escola anterior da Inês lavavam os dentes e que achava importante que a escola promovesse esse hábito, a directora contrapôs com os seus argumentos, eu disse que percebia e nunca tinha pensado nisso (e não tinha), mas que achava que miúdos de 5 anos não iam pegar herpes uns aos outros, mas ficou por ali. Entretanto, soube que houve outras mães que, invididualmente, já tinham puxado o mesmo assunto junto da directora.
Hoje recebi uma mensagem da directora a anunciar a novidade: a partir de hoje, os meninos que quiserem podem levar o estojo da higiene oral para a escola e lavar os dentes depois do almoço.
Apesar de não ser sido por qualquer tipo de reinvidicação da minha parte nem da parte de outras mães, o facto de ter havido várias pessoas a, individualmente, mostrarem interesse no assunto deve ter tido algum peso para a mudança. Várias pessoas, individualmente, conseguiram mudar alguma coisa. Agora imaginem se nos juntássemos todos? Conseguiríamos coisas fantásticas, ou não?