Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bolas de Berlim... sem creme

Um blogue que não é de culinária (apesar de ter algumas receitas)

Bolas de Berlim... sem creme

Um blogue que não é de culinária (apesar de ter algumas receitas)

Quiet book [work in progress]

Está o título em inglês porque acho que "livro de tecido interactivo" não faz jus ao nome em inglês. Quiet book pressupõe divertimento silencioso durante muito tempo - ou seja, não há gritos nem choros durante 20 minutos, o que permite à mãe uns minutos de sossego ou executar tarefas tão simples como fazer chichi sem ninguém ao colo (sim, já aconteceu. Várias vezes). Um Quiet book fomenta ainda o desenvolvimento motor da criança (toddler em inglês é tão mais específico...) em tarefas que ela adora executar por volta do ano e meio, dois anos, como seja tudo o que envolva a exploração pelo tacto (daí o feltro ser ideal - além das propriedades de aderência deste material), movimentos de pôr e tirar, abrir e fechar e fazer puzzles simples. Além disso, gosto do nome, Quiet book, e traindo a minha profissão de tradutora, vou manter a designação em inglês.

 

Ando há meses a pesquisar e tirar ideias de quiet books giros e fáceis de costurar e nesta última semana tenho andado entretida com isto. Na verdade, há muito que não me sentia tão entusiasmada com um projecto. Aproveito todos os bocadinhos para trabalhar no Quiet Book para a Alice. Um bocadinho aqui para pôr o velcro na maçã, um bocadinho ali para cortar um vestido e, linha a linha, já tenho três páginas feitas e vou a meio da quarta.

 

Não resisto a partilhar convosco aquilo que já fiz. 

 

Página da árvore - tirar as maçãs da árvore e colocá-las no cesto, e vice-versa. 

 

IMG_9873.JPGFullSizeRender.jpg

 

Inspiração daqui.

 

Página dos números - espécie de puzzle básico em que ela tem de ordenar os números (de acordo com a forma e a cor, claro)

FullSizeRender_1.jpg

FullSizeRender_2.jpg

 Inspiração daqui

(na página ao lado vou fazer uma joaninha com fecho éclair para guardar os números)

 

Página dos fechos - a Alice adora abrir e fechar fechos, desde fechos de malas aos fechos das minhas botas. Antes que me estrague as ditas, prevejo muita diversão nesta página!

IMG_9872.JPG

 

Inspiração daqui.

 

Página da boneca - por enquanto ainda só tenho a boneca e os vestidos feitos, mas já estou a trabalhar em mais peças de roupa, que depois serão guardadas num roupeiro para vestir à boneca, que terá uma caminha na página ao lado.

FullSizeRender_3.jpg

 

IMG_9860.JPG

 Inspiração daqui.

 

Já tenho mais umas 3 ou 4 páginas pensadas, só me preocupa a forma como "encadernar" o livro. Mas cada coisa a seu tempo...

Podem ver mais ideias no meu álbum do Pinterest.

1 comentário

Comentar post